Carteira Bitcoin: Como Manter seus Bitcoins em Segurança

Manter seu investimento a salvo de olhares indiscretos, bots maliciosos, hackers e toda estes criminosos não é fácil e requer uma carteira bitcoin muito segura.

Todo mundo quer um pedaço de bitcoin hoje em dia.

Se as pessoas sabem que você tem dinheiro investido em Bitcoin nos primeiros dias e você ainda tem seu investimento com você, elas sabem que você está literalmente no topo de uma fortuna.

Não queremos parecer sinistros, mas é triste que algumas pessoas façam qualquer coisa por dinheiro ou, neste caso, bitcoins.

Há muitas maneiras de manter sua preciosa fortuna digital em segurança.

Assim como seu papel-moeda, você pode armazenar diferentes quantidades de bitcoin em diferentes tipos de carteiras. Algumas são carteiras “quentes”, enquanto outras são consideradas “frias”.

Você aprenderá mais sobre esses tipos de carteiras conforme analisamos cada uma delas neste guia.

É importante mencionar aqui que, quando dizemos ‘manter os bitcoins seguros’, na verdade estamos nos referindo a manter a ‘chave privada’ segura.

Dentro da sua carteira, seus bitcoins teriam um endereço associado e cada endereço de bitcoin é composto de uma ‘chave pública’ e uma ‘chave privada’.

A chave pública é o próprio endereço de bitcoin e pode ser compartilhada com qualquer pessoa.

A chave pública pode ser comparada a um endereço de email.

Todo mundo que conhece seu endereço de e-mail pode enviar e-mails.

A chave privada é análoga à sua senha de email.

Sem uma senha, ninguém pode ler seu email.

Da mesma forma, sem uma chave privada, você não pode fazer uma transação para enviar bitcoins para outro usuário.

É por isso que manter a chave privada segura é de extrema importância.

Se os hackers se apossarem da sua chave privada, eles poderão enviar TODOS os seus bitcoins para suas próprias contas.

Por causa da maneira como o Bitcoin é projetado, não há como você saber para onde seus bitcoins seriam enviados e não há chance, absolutamente zero, de recuperar seus bitcoins.

Os recursos mais atraentes do Bitcoin, como transferências quase instantâneas, transações anônimas e irreversíveis, também são suas maiores preocupações se suas chaves privadas forem roubadas.

Depois que seus bitcoins são roubados e transferidos para outro usuário, você realmente não tem outra escolha a não ser aceitar o fato e seguir em frente.

Não há mais nada que você possa fazer.

Então, vamos seguir como você pode manter suas chaves privadas e seus bitcoins a salvo de hackers e ladrões, usando sua carteira bitcoin.

Carteira Bitcoin On-line

A maneira mais fácil de começar com bitcoins é obter uma carteira bitcoin online.

Você nem precisa ter bitcoins ainda para obter sua própria carteira.

Você pode simplesmente acessar sites como Blockchain.info, Coinbase.com e outras plataformas de troca de bitcoin para criar sua primeira carteira de bitcoin.

As carteiras on-line ou na web são ótimas para quem está começando a acumular bitcoins e para quem ainda não tem um estoque considerável de bitcoins.

Elas são fáceis de configurar, são muito convenientes e você pode acessá-los de qualquer lugar com uma conexão à Internet.

As carteiras on-line são ‘carteiras quentes’ por esse mesmo motivo – qualquer pessoa também pode acessar sua carteira.

De fato, o pior é que a maioria das carteiras da Web armazena suas chaves privadas em seus servidores; portanto, se a plataforma for invadida, seus bitcoins podem ser transferidos para outra carteira.

Da mesma forma, se ocorrer uma falha técnica séria no site, suas chaves privadas poderão ser comprometidas ou totalmente perdidas.

Também existe a ameaça muito real de ter sua conta limitada ou suspensa pela plataforma.

Você pode, sem saber, ir contra os termos de serviço do site ou algo semelhante, e eles podem encerrar sua conta e suas chaves privadas para sempre.

Se você tem um estoque significativo de bitcoin, é melhor movê-lo para uma carteira bitcoin ‘fria’ mais segura que não esteja conectada à Internet.

Não ter controle sobre seus bitcoins é um pensamento assustador e que você não deve se arriscar.

Embora existam riscos inerentes às carteiras on-line, nem tudo é ruim, especialmente se você faz transações com frequência.

Você pode apenas armazenar alguns bitcoins em sua carteira online para essas transações regulares e manter o restante em uma carteira mais segura.

Dessa forma, você ainda poderá experimentar a conveniência de uma carteira bitcoin on-line, tendo a tranquilidade de que uma grande porcentagem de seus bitcoins está fora de perigo.

Carteiras Móveis

Assim como as carteiras on-line, as carteiras de aplicativos móveis também são carteiras ‘quentes’ porque você pode acessar facilmente seus bitcoins em qualquer lugar em que tenha uma conexão à Internet.

De todas as carteiras deste guia, as carteiras móveis são as mais convenientes.

Pode não ser o mais seguro, mas ninguém pode negar sua conveniência.

Você pode enviar pagamentos de bitcoin para qualquer comerciante online ou offline.

Algumas carteiras bitcoin da Web têm uma contrapartida móvel.

Por exemplo, as carteiras móveis Blockchain.com e Coinbase são sincronizadas com as suas carteiras da Web, o que é realmente muito conveniente, pois as duas carteiras são sincronizadas automaticamente para que você possa ver seu saldo ao fazer login ou acessar qualquer carteira.

Essa conveniência é precisamente o motivo pelo qual mais empresas locais devem aceitar pagamentos em bitcoin.

A comunidade Bitcoin está crescendo a uma taxa exponencial, e esses usuários experientes instalariam carteiras bitcoin móveis em seus iPhones e smartphones Android.

Provavelmente, não há maneira mais fácil de pagar do que apenas escanear o código QR do seu endereço de bitcoin e pressionar o botão Enviar para pagar por seus produtos ou serviços.

No entanto, nem tudo é bom com carteiras de bitcoin móveis.

Por exemplo, suas chaves privadas ainda podem ser acessadas por hackers, sejam elas salvas em um servidor de terceiros ou no seu celular.

Se você perder seu dispositivo móvel ou ele for danificado, você também pode potencialmente perder todos os seus bitcoins e outras criptomoedas se não fizer cópias de backup de suas chaves privadas e armazená-las em algum lugar seguro.

A melhor maneira de tirar proveito de uma carteira móvel é transferindo apenas o que você precisa de uma carteira bitcoin mais segura (como uma carteira de hardware) para sua carteira móvel.

Dessa forma, mesmo se você perder o telefone e não conseguir recuperar suas chaves particulares, não perderá todos os seus bitcoins.

Carteira Bitcoin Desktop

O terceiro tipo de carteira bitcoin que você pode usar para armazenar seus bitcoins de forma relativamente segura é uma carteira de desktop.

É basicamente um aplicativo de desktop onde você armazena suas chaves privadas.

O mais popular, embora nem sempre o mais prático, é o Bitcoin Core.

Ao instalar o software, você precisa ter mais de 150 GB (ou mais) de espaço livre em disco, pois ele fará o download automático de todo o blockchain desde 2009.

Você não pode baixar o blockchain, pois o Bitcoin Core não processará nenhuma transação, a menos que todo o razão tenha sido baixado em seu sistema.

Depois de baixado, você poderá começar a enviar e receber bitcoins para sua carteira.

Se você não tem muito espaço em disco disponível, nem a largura de banda para baixar um arquivo tão grande, aqui estão algumas boas notícias para você – o Bitcoin Core não é a única carteira bitcoin de desktop disponível atualmente.

Você realmente tem muitas opções para escolher, como Electrum, Bither, Armory e muito mais, que não exigem o download do blockchain, pois ele usa a tecnologia SPV (Simple Payment Verification).

As carteiras de desktop são relativamente fáceis de usar, e são mais seguras do que uma carteira móvel ou da Web, porque você pode simplesmente desconectar o computador da Internet para evitar que hackers entrem no seu sistema e roubem suas chaves privadas.

Obviamente, não é tão conveniente quanto uma carteira da Web ou móvel, mas pelo menos você tem controle total sobre suas chaves privadas.

Você pode manter uma cópia de segurança das chaves caso o seu computador seja roubado, infectado por um vírus ou danificado permanentemente.

Se você não fizer backup de suas chaves privadas, poderá perder todos os seus bitcoins em um piscar de olhos.

 

Carteira de Papel

 

Pode parecer estranho inicialmente armazenar sua criptomoeda digital em uma carteira bitcoin de papel.

Você provavelmente vai perguntar por que alguém faria isso quando o bitcoin não existe fisicamente.

Bitcoin e papel podem não parecer uma combinação feita no céu, mas quando você pensa sobre isso, eles realmente parecem.

Bem, pelo menos em algum nível.

As carteiras de papel são uma forma de ‘armazenamento a frio’, porque os hackers da Internet nunca conseguirão invadir seu pequeno pedaço de papel.

Existem muitos hackers qualificados que podem encontrar uma maneira de acessar a maioria dos computadores e servidores, mas temos certeza de que o papel não é um deles.

Seus bitcoins podem estar protegidos contra hackers, mas não contra ladrões offline.

Se você não cuidar da sua carteira de papel, deixe-a longe de lugares inseguros, então você está literalmente dando a alguém as chaves da sua fortuna.

Água também é algo que você deve considerar ao usar carteiras de papel.

Armazenar suas carteiras em fechaduras com zíper e outros recipientes resistentes à água deve ajudar a superar esse problema.

As carteiras bitcoin de papel não são tão convenientes quanto as carteiras móveis ou da Web, mas são definitivamente mais seguras. Você pode imprimir suas chaves públicas e privadas e ocultá-las em algum lugar seguro, como um cofre.

As carteiras de papel são o melhor tipo de carteira para armazenar suas chaves privadas por longos períodos de tempo.

Se você não pretende tocar em seus bitcoins por meses ou anos, poderá criar carteiras de papel.

Obviamente, assim como recomendamos nas seções anteriores, é melhor manter alguns bitcoins (apenas o que você pode perder) em carteiras mais convenientes para poder continuar enviando e recebendo bitcoins.

O restante de suas chaves privadas pode estar na carteira bitcoin de papel.

 

Carteira Bitcoin de Hardware

 

Existe um consenso na comunidade de Bitcoin de que as carteiras de hardware são as carteiras de bitcoin mais seguras e algo que todo investidor e entusiasta sério de Bitcoin deve considerar comprar.

Diferentemente dos outros tipos de carteira que abordamos até agora neste guia, as carteiras de hardware são relativamente caras.

Claro, se você tem um número considerável de bitcoins para proteger, então é realmente um preço pequeno a pagar para manter sua fortuna segura.

A maioria das carteiras de hardware suporta uma série de criptomoedas, portanto se você investiu ou não também como moedas de bitcoin, você verá que esse tipo de carteira bitcoin é uma excelente compra.

As carteiras de hardware são basicamente unidades USB poderosas e duráveis ​​que você conecta ao computador ao fazer uma transação de bitcoin ou criptomoeda.

Quando terminar, basta remover a carteira e guardá-la em algum lugar seguro.

Um recurso exclusivo de segurança nas carteiras de hardware é a capacidade de gerar chaves privadas offline, o que significa que é menos vulnerável a ataques de hackers.

Esses dispositivos pequenos e robustos permitem que você leve suas chaves privadas para qualquer lugar com você, sem medo de expô-las ao mundo exterior.

A instalação também é rápida e fácil com carteiras bitcoin de hardware.

Dependendo da carteira, você pode atribuir um código PIN, senha ou palavras-chave de recuperação que podem ser usadas para autenticar seu acesso e recuperar seus bitcoins caso sua carteira seja perdida ou destruída.

Caso você tenha alguma forma de amnésia e esqueça seus detalhes de recuperação, anote seus detalhes secretos e oculte-os em algum lugar que você saiba.

Caso contrário, se alguém a encontrar, por acidente ou por design, seus bitcoins e qualquer criptomoeda que você tiver lá em breve desaparecerão.

As carteiras de hardware são excelentes para armazenar todas as suas criptomoedas com segurança.

Se você tem uma coleção considerável de moeda digital ou não, nunca precisa se preocupar se sua carteira será invadida e seu dinheiro roubado.

Suas chaves privadas são relativamente seguras.

Você só precisa garantir que sua memória nunca falhe e sempre se lembrará de onde ocultou seus backups de carteira bitcoin.

Para resumir este guia, a melhor carteira bitcoin e outras criptomoedas é na verdade uma combinação de carteiras diferentes.

Use carteiras duras ou carteiras de papel para armazenamento de longo prazo, carteiras de mesa para armazenamento de médio prazo e carteiras da Web e móveis para armazenamento de curto prazo e transações frequentes.

Leia também:

Trade Bitcoin: O que é e Como Fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *