Como Minerar Bitcoin Sozinho – Ainda é Possível?

Como minerar bitcoin sozinho é o que pensam muitos iniciantes no mercado de Criptomoedas, mas isto é bem complicado nos dias de hoje, e vou te explicar porque.

Quando o Bitcoin foi lançado em 2009, custava muito menos de US $ 1.

O primeiro negócio foi de 10.000 bitcoins por 2 pizzas.

Hoje, 12 anos depois, a moeda digital bateu o topo de US $ 64.950, o que significa que quem viu seu potencial ali na hora de sua criação pode testemunhar o grande investimento que ela é.

Para adquirir bitcoins, o investidor de hoje tem 5 opções: compre de uma plataforma segura que oferece um bom serviço, aceite bitcoin como pagamento em troca de produtos e serviços, compre diretamente de alguém, use torneiras (sites, oferecendo moedas em troca para tarefas como exibir anúncios) ou aprender como minerar bitcoin sozinho.

Neste artigo vamos falar mais sobre esta opção final, como minerar bitcoin sozinho, e os riscos para quem optar por fazê-lo.

 

Como minerar bitcoin sozinho – Como funciona a mineração?

O Bitcoin não nasce a partir dos modelos tradicionais de dinheiro que temos hoje, em que países e governos simplesmente imprimem cada vez mais dinheiro e este é colocado em grandes quantidades no mercado, através de Bancos Centrais, causando cada vez mais inflação.

O processo pelo qual essa moeda é criada é mais semelhante à mineração de ouro , daí o termo: mineração de bitcoins.

E esse processo, devido às suas dificuldades, também afeta as flutuações no valor da moeda digital e os problemas com alto custo de implementação.

Isso porque a mineração de bitcoins requer um computador poderoso equipado com software específico e conectado a uma rede de outros mineradores, semelhante ao torrent, que confirma as transações e protege a rede.

Porque ocorre a oscilação de valor do bitcoin?

Além do alto custo de hardware, a dificuldade de se obter bitcoins é controlada pelo próprio processo de mineração, que funciona da seguinte maneira:

De vez em quando, os mineradores recebem um cabeçalho com várias informações de rede e bloco no topo em intervalos definidos pelo protocolo e aplique uma função Hash até que um número definido pela grade seja encontrado.

Isto se chama aumento de dificuldade da rede, fazendo que os processos fiquem mais difíceis e complexos e cada vez menos bitcoins sejam dados como recompensa, e ao mesmo tempo s mineradores tem que investir mais em equipamentos para ganhar a mesma coisa.

Funciona como lançar um dado com milhares de lados para encontrar um número específico.

Quanto mais rápido você rolar os dados ou seu poder de computação, mais tentativas você pode fazer em um determinado tempo e encontrar o número que deseja.

E o minerador que encontra esse valor primeiro o torna conhecido a todos os outros mineradores e nós da rede. e receba a recompensa.

E isto por sí só já responde a pergunta que é título desta artigo: Como minerar bitcoin sozinho.

Cada vez mais minerar bitcoin sozinho se torna mais raro, por conta destes fatores apresentados.

 

Quais são os riscos de minerar bitcoin?

Além de ser um processo que exige conhecimento técnico, a mineração de bitcoins sozinho e por conta própria traz riscos que acabam com toda a liquidez do investimento, por exemplo:

Altos custos de maquinário e infraestrutura:

Mineração começa com a compra de maquinários de mineração produzidos no exterior. O alto imposto de importação, aliado ao atraso nos embarques internacionais, pode fazer com que você perca tempo e gaste muito com o valor da máquina e com os impostos. Lembre-se de que o resfriamento também precisa ser considerado, o que pode aumentar o custo do ar-condicionado.

Custos de alta energia:

Os custos de mineração não param com a obtenção de um computador robusto. O consumo de energia doméstica também pode aumentar significativamente, tornando os investimentos em mineração menos lucrativos.

Investimento de risco:

Mesmo que você resolva investir em uma máquina potente para fazer a função hash, não é garantido que você terá esse dinheiro de volta, visto que o bitcoin pode baixar a cotação de venda, seu equipamento estragar ou até aumentar muito a dificuldade pele concorrência, e com isto você tenha que aumentar o investimento pela defasagem da sua máquina.

Conclusão

A mineração é o processo chave para fazer o controle entre a demanda e a oferta da moeda.

Só que cada vez que o bitcoin ganha mais popularidade, quem detem o controle desse processo são as grandes empresas, que se especializaram muito e estão cada vez mais competitivas.

Algumas destas empresas investiram pesado para lançar supercomputadores para ganhar mais rendimento na mineração de bitcoins, computadores estes que só tem uma única função e jogam todo seu poder computacional na rede Blockchain e isto um usuário comum, mesmo que um com ótimo computador em casa, não poderia concorrer.

Portanto como minerar bitcoin sozinho é uma raridade nos dias de hoje.

 

Leia Também:

Como Minerar Bitcoin – Guia Rápido para Iniciantes

Airdrop de Criptomoedas – O que é e para que Serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *