O aconselhamento de crédito é o mesmo que o gerenciamento da dívida?

Muitas pessoas que enfrentam problemas com dívidas de cartão de crédito ficam tentadas por ofertas de gerenciamento da dívida, negociação e consolidação de dívidas.

É importante observar que o aconselhamento a crédito e o gerenciamento da dívida NÃO são os mesmos.

Existem empresas que oferecem ambos; no entanto, a maioria das empresas de gerenciamento de dívidas cobrará por seus serviços, em comparação com serviços de aconselhamento gratuito e sem fins lucrativos. 

Em alguns casos, as empresas de gerenciamento de dívidas não farão o que prometem.

Eles podem não ser capazes de negociar bons termos ou podem enviar pagamentos em atraso, deixando você pior do que antes.

Há um papel do gerenciamento da dívida em ajudar as pessoas com suas finanças, mas é realmente um caso de comprador, com cuidado e pesquisando várias empresas para comparar ofertas e garantir que você esteja claro sobre seus compromissos e os seus. 

 

O que é aconselhamento de crédito?

 

O aconselhamento de crédito é um serviço financeiro projetado para educar os consumidores sobre como pagar suas dívidas e ficar longe de dívidas.

O aconselhamento de crédito geralmente envolve a pessoa que precisa de aconselhamento, reunindo todas as suas faturas e extratos do cartão de crédito para que possam analisar sua situação com a ajuda de um conselheiro.

Dessa forma, eles podem criar um plano estruturado para pagar suas dívidas.

O aconselhamento também geralmente envolve educação sobre gerenciamento de dinheiro, como orçamento e economia, para que as pessoas possam ficar sem dívidas e até começar a acumular economias. 

 

Gerenciamento da dívida – Qual é o papel do aconselhamento de crédito na negociação da dívida?

 

O aconselhamento de crédito é diferente dos serviços de liquidação ou negociação de dívidas.

O aconselhamento de crédito tem mais a ver com educação e ajudar os consumidores a encontrar o melhor caminho para sair da dívida por meio de suas próprias etapas práticas.

Por outro lado, a liquidação e a negociação de dívidas são normalmente oferecidas por empresas com fins lucrativos.

Eles lidam com as empresas de cartão de crédito, examinam seu orçamento e oferecem um pagamento mensal que será aplicado a cada uma das dívidas listadas no programa de gerenciamento de dívidas.

As melhores empresas geralmente conseguem reduzir significativamente a taxa de juros, por exemplo, de 29% para 7%.

Seus cartões serão congelados e você não poderá usá-los.

No entanto, sua conta permanecerá aberta, o que é bom para sua pontuação de crédito, porque gradualmente sua taxa de crédito / dívida melhorará e sua conta continuará a envelhecer e ajudará a aumentar sua pontuação.

Esses serviços geralmente cobram uma taxa mensal, por exemplo, R$ 99,00 mas pode valer a pena se eles puderem parar de assediar telefonemas e conseguir um acordo melhor com seus mínimos para pagar de volta.

Durante o curso do seu programa de liquidação da dívida, as melhores empresas oferecerão aconselhamento sobre crédito, acesso a uma biblioteca de informações e muito mais.

A principal coisa a verificar é suas declarações todos os meses para garantir que seu dinheiro seja pago pontualmente, para que nenhuma taxa de atraso seja acionada e prejudique sua pontuação de crédito.

Você continuará recebendo extratos de cada cartão enquanto estiver no programa de gerenciamento de dívidas.

Verifique todos os meses para garantir que tudo esteja como deveria.

 

O aconselhamento de crédito pode me ajudar a pagar cartões de crédito?

 

Em alguns casos, uma empresa de gerenciamento de dívidas pode rejeitá-lo como cliente, porque você não possui dívidas suficientes.

Isso deve lhe dizer que o principal interesse deles é ganhar dinheiro. 

Por outro lado, o aconselhamento de crédito pode ajudá-lo a fazer um plano para pagá-lo com o tempo, independentemente do valor.

Eles revisarão todas as suas opções para lidar com dívidas de cartão de crédito, discutirão as vantagens e desvantagens de cada uma e ajudarão a criar um orçamento para si mesmo que permitirá que você pague sua dívida todos os meses.

Você pode até obter scripts sobre como abordar as empresas de cartão de crédito para um melhor negócio.

O pior que eles podem dizer é não.

 

Como você pode ver, enquanto uma boa empresa de gerenciamento de dívidas ainda pode ajudá-lo com dívidas específicas, o aconselhamento de crédito analisa mais “o cenário todo”.

 

Leia Também

Pagar Dívida Cartão de Crédito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *