Planejamento Financeiro para Guardar Dinheiro

Ter o controle de suas finanças é primordial para seu sucesso e um bom planejamento financeiro para guardar dinheiro deve ser sua meta.

Um planejamento financeiro consiste no planejamento de longo prazo de suas finanças, que inclui todo o dinheiro que você recebe (quer você o ganhe trabalhando, herde, ou ganhe de outra forma) e como você financia seus objetivos de vida de agora até a seu morte e até mesmo após sua morte – incluindo o planejamento para o futuro dos membros da sua família, planejando como seu patrimônio será tratado.

Etapas de um Planejamento Financeiro para Guardar Dinheiro

 

Se você quer levar suas finanças a sério, é hora de se envolver no planejamento financeiro.

Um bom planejamento financeiro nos permite realizar nossas metas e objetivos, aprendendo, organizando e planejando com base na realidade da situação atual.

Você tem que entender o que é genuinamente alcançável e saber os passos para que isso aconteça para ter sucesso com o planejamento financeiro.

Para a maioria das pessoas, um planejamento financeiro de sucesso incluirá:

Definição de metas e objetivos

  • Determinando sua situação atual
  • Calculando seus ativos e passivos
  • Escolha do seu método de orçamento
  • Implementando e monitorando seu plano

Você tem que saber onde está, para onde quer ir e as etapas necessárias para alcançar esse resultado, para ter sucesso com qualquer tipo de planejamento financeiro.

Mas a boa notícia é que qualquer pessoa pode obter benefícios do planejamento financeiro.

Vamos examinar mais de perto cada uma das etapas envolvidas em um planejamento financeiro para guardar dinheiro.

 

Etapa 1: Definir metas e objetivos

 

As metas e objetivos financeiros pessoais que você estabeleceu para si mesmo devem incluir economias e despesas de curto e longo prazo.

Um planejamento financeiro para guardar dinheiro deve ser bem detalhado.

As metas que você definiu devem abranger as metas que você espera alcançar hoje e ao longo de sua vida.

Você estabelecerá metas para toda a sua vida, incluindo educação, moradia e aposentadoria.

Você vai querer definir metas que envolvam planejamento de curto e longo prazo.

Por exemplo, pagando dívidas, economizando para o pagamento de uma casa, economizando para emergências, economizando para férias, pagando cuidados de saúde, melhorando suas opções de carreira e, claro, planejamento de aposentadoria.

Estabeleça metas para este ano e estabeleça metas para o futuro para qualquer coisa que você queira fazer para que se torne concreto.

Se você não definir uma meta para isso e, em seguida, definir uma maneira de alcançá-la, é improvável que aconteça.

 

12 metas financeiras que você pode querer definir

 

Vejamos algumas metas financeiras sobre as quais você pode não ter pensado e que talvez queira planejar ativamente, para lhe dar algumas idéias sobre quais metas financeiras você pode precisar pensar.

  1. Desenvolva um orçamento diário realista – A melhor maneira de controlar sua situação é ter um orçamento realista configurado que envolva pagar suas contas e atender às suas necessidades diárias e mantê-lo em seus objetivos futuros. Se o orçamento for muito apertado, você não vai cumpri-lo, então ele precisa ser o mais realista possível.
  1. Crie um Fundo de Emergência de 6 Meses – Uma meta essencial para todas as outras metas é ter um fundo de emergência de backup que você possa obter imediatamente quando necessário. Este fundo deve incluir seis meses de fundos necessários para cobrir o básico. Você precisa saber qual é esse valor para ter sucesso.
  1. Saia da dívida de consumidor – O maior obstáculo para o sucesso no planejamento financeiro é ter dívidas de consumidor. A dívida do consumidor envolve dívidas de cartão de crédito não garantidas, empréstimos e assim por diante. Este tipo de dívida pode ser útil às vezes, mas na maioria das vezes, é um grande erro tentar saldar o mais rápido possível.
  1. Plano de aposentadoria – Pode parecer distante, mas esta época de sua vida está mais perto do que você pensa. Portanto, é vital que você entenda completamente como o dinheiro funciona, incluindo juros compostos e assim por diante. Se você começar a planejar agora, pode até definir um número de que precisa para se aposentar mais cedo.
  1. Garanta a educação universitária para crianças ou para você mesmo – a faculdade é uma despesa considerável e nem sempre será coberta por bolsas de estudo, mesmo se seu filho for superinteligente. Você não pode confiar nisso. Você pode começar a investir hoje para usar na educação de seu filho no futuro. Se você quiser ir para a escola, precisará se planejar para isso, pois os empréstimos também são uma proposta perigosa e podem não ajudá-lo a progredir.
  1. Planejamento tributário para evitar pagamentos excessivos – embora a maioria das pessoas não precise de tanto planejamento tributário, pode ser útil conversar com alguém que saiba como ajudá-lo a evitar pagamentos excessivos e usar melhor o seu dinheiro.
  1. Desenvolva mais fluxos de renda – Eles dizem que pessoas ricas tendem a ter mais de sete fluxos de renda. Você também deve planejar ter mais de um fluxo de receita se quiser cumprir suas metas financeiras. O trabalho, os investimentos e o fluxo de caixa de atividades paralelas podem contribuir muito para garantir que você alcance seus objetivos.
  1. Compre o seguro certo – Todos precisam comprar seguro, mas você quer ter certeza de nunca comprar mais seguro do que o necessário. A maioria das pessoas precisa de seguro para tudo o que possui, além de seguro saúde e seguro de vida. Um bom agente pode recomendar o que você precisa.
  1. Compre uma casa, saia do aluguel – se você quiser parar de alugar e comprar uma casa, definir uma meta de economizar 20% do pagamento inicial é a primeira coisa que você deve fazer. Embora você possa comprar casas sem um pagamento inicial, a maioria das pessoas obterá melhores condições de empréstimo com uma boa entrada.
  1. Saia de férias – Mesmo coisas como sair de férias, sejam anuais ou com menos frequência, precisam de algum tipo de planejamento financeiro. Se você planeja, não precisa usar crédito, pois não é uma boa forma de financiar suas férias.
  1. Planeje um casamento, formatura ou outro grande evento – Esses tipos de eventos normalmente acabam em um cartão de crédito. Este não é um bom planejamento. Em vez disso, você sabe que esses eventos estão chegando, então por que não começar a planejá-los agora?
  1. Planejamento de morte e patrimônio – Quer você goste ou não, todo mundo envelhece e morre. Você pode tornar tudo mais simples para sua família, planejando esses eventos com antecedência. Planeje seu funeral e como deseja que suas posses sejam distribuídas com a ajuda de um advogado com antecedência.

Não se preocupe.

Você pode trabalhar em cada uma dessas metas simultaneamente, visando seu planejamento financeiro para guardar dinheiro.

Às vezes, você precisa aumentar sua receita para tornar seus objetivos possíveis.

Você não saberá realmente, a menos que observe sua situação de maneira honesta e completa.

 

Leia Também

Como Investir na Bolsa com Pouco Dinheiro e em 5 Passos

Como Ganhar Dinheiro com Moeda Virtual – 7 Dicas Quentes

Melhor Plataforma para Trader de Criptomoedas – Confira o TOP 10 Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *